quarta-feira, 11 de abril de 2012

Eu tinha razão

Pentax KO-1. Chaminé incluída
O único texto verdadeiramente controverso que escrevi neste blogue foi sobre a Pentax KO-1 (eu sei que não é assim que o modelo se escreve). Esta câmara pareceu-me, para além da sua estética absurda - a única câmara do mundo equipada com uma chaminé - e da ergonomia discutível, uma perda de tempo e de dinheiro. Tem os defeitos das DSLR (volume e estética) e das mirrorless (ausência de visor e de focagem automática por detecção de fase).
Escrevi, no texto que foi um dos mais lidos deste blogue, que mais valia comprar uma Pentax K-x enquanto ainda as há. Mantenho. A K-x é uma câmara extremamente interessante, e esteve por muito tempo na minha lista enquanto me decidia por uma câmara evoluída. E tem as vantagens de um bom visor óptico e de um sistema de focagem automática muito rápido, para além de ser compacta e ter uma boa ergonomia (de longe melhor que a Canon 1100D e a Nikon D3100, que parecem ter sido concebidas para mãos de crianças). E, evidentemente, tem a baioneta do sistema K, tal como a KO-1. O único problema é que, por já ter cessado a sua produção - foi substituída pela K-r, que é mais cara -, a K-x pode ser difícil de encontrar.
Afinal parece que eu tinha razão. Um dos melhores websites de fotografia, o Photography Blog, publicou ontem uma análise crítica à Pentax KO-1. A classificação? Above average, que é uma espécie de gentileza eufemística para dizer que a câmara não satisfaz. («Above average» é pior que «recommended», «highly recommended» e «essential», esta a classificação máxima.) E porquê? Porque é uma câmara que não faz sentido: demasiado grande e desajeitada para uma mirrorless e sem os benefícios óbvios de uma DSLR. Não está em causa a qualidade da imagem - o sensor é o mesmo da K-5 e a câmara pode usar qualquer lente do sistema K -, mas a ausência de propósito desta câmara. Nas palavras de Mark Goldstein, ...the Pentax K-01 falls unsuccessfully between two stools - ultimately we'd either buy a similarly sized DSLR or a much smaller compact system camera in preference to the K-01.
Agora venham de lá os comentários parvos incriminando-me por ser pago por uma marca para dizer mal da concorrência.

Sem comentários: