domingo, 18 de março de 2012

Estatísticas

Por vezes consultar as estatísticas do ISO 100 demonstra resultados curiosos. É algo que faço regularmente, de maneira a ver os assuntos pelos quais os leitores mais se interessam. Até agora, 22h46 do dia 18 de Março de 2012, os três textos mais lidos foram os seguintes:
  1. Carlos Machado, fotógrafo profissional: 299 visualizações
  2. Novidades da indústria fotográfica: 175 visualizações
  3. Congelamento, arrastamento e panning: 153 visualizações 
Os dois primeiros, a bem dizer, não contam: o primeiro teve aquele número de visitantes graças a partilhas no Facebook e a uma hiperligação no website do Instituto Português de Fotografia, enquanto o segundo chegou àquela posição por causa de uma hiperligação da Fotodigital. O terceiro é o que me deixa mais satisfeito, porque sinto que é com textos destes que o ISO 100 cumpre o desígnio para o qual o criei: partilhar conhecimentos com outros aprendizes de fotógrafos. Claro que qualquer destes números é modesto - há blogues que são visitados por muitos milhares de pessoas -, mas devo dizer que não esperava ter tantos visitantes. Afinal de contas, quando comecei, tinha não mais que três ou quatro pessoas em mente como constituindo o meu universo de leitores. Se tivesse dez visitas diárias, já me dava por satisfeito. Ser lido por tanta gente - pelo menos em relação ao esperado - chega a ser assustador: já não tenho o direito de escrever disparates!
Mesmo que não possa dizer que o ISO 100 é um êxito, também já não é um blogue confidencial. E é lido em Portugal, mas também no Brasil, Estados Unidos, Irlanda, Alemanha, Holanda, Rússia, Ucrânia, Japão e Canadá. Curiosamente, o browser mais usado pelos visitantes é o Google Chrome, seguido do Internet Explorer e do Firefox.
As estatísticas não mostram apenas os êxitos, porém; para além destes, há os fracassos. Há vários textos cujo número de visitas se basta com um algarismo, entre eles um que escrevi na véspera da passagem de ano, intitulado 2012: teve uma visita, o que significa que apenas um leitor recebeu os meus votos de bom ano novo!  

Sem comentários: